Televendas: (62) 3321-4520 Localização: Av. Brasil Norte 1745 | 75070-425 Vendedor Whatsapp: 62 9-9353-5864

Perguntas Frequentes

A água utilizada para encher minha piscina, pode causar algum tipo de problema no vinil?

A água de diferentes nascentes pode apresentar características químicas diferenciadas e um problema muito frequente é o excesso de ferro na água de algumas fontes. Este tipo de metal, quando em alta concentração, pode se depositar na superfície do vinil causando uma certa oxidação em áreas que ficam expostas aos raios solares. Neste caso, faz-se necessário o uso de um eliminador de ferro ao realizar o tratamento da água. Se o ferro não for eliminado, corre-se o risco de aparecerem manchas no vinil que posteriormente serão difíceis de ser eliminadas, portanto, fique atento ao tipo de água que você usará para encher sua piscina.

Posso transformar minha piscina de alvenaria em uma piscina de vinil?

Sim, isto é perfeitamente possível. Algumas piscinas de azulejo, pastilhas e cerâmicas, ao longo do tempo, podem começar a sofrer rachaduras em suas paredes ou pisos. Este tipo de problema é mais usual do que se comenta, a simples movimentação de terra em uma área onde foi feita uma piscina, pode gerar rachaduras no concreto e consequentemente nas pedras de acabamento. Normalmente é bastante difícil de se recuperar uma piscina que começa sofrer este tipo de problema, muita água é perdida e a piscina começa ficar perigosa e com aspecto feio. Para resolver este tipo de problema, o vinil é uma grande solução! Basta que seja feita uma uniformização da superfície das paredes e piso da piscina com massa e que sejam instalados dispositivos e perfil de borda típicos da instalação dos bolsões de PVC. Pronto! A partir daí, basta que sejam tiradas as medidas, escolhido o vinil na espessura desejada, a estampa que mais agrada e você terá uma piscina novinha em folha, pronta para uso!

Quanto tempo dura uma piscina de vinil?

As piscinas de vinil são construídas a partir do PVC, um tipo de polímero que tem como uma das suas principais características a durabilidade. Alguns tipos de plásticos chegam a levar até 100 anos para degradarem. É lógico que uma piscina de vinil não tem uma vida tão duradoura, visto que este é o tempo estimado para sua total degradação, mas, piscinas de vinil bem tratadas, sem excesso de cloro, PH dentro da normalidade, limpeza realizada com os produtos químicos adequados, tem uma excelente durabilidade. Normalmente, o vinil supera expectativas, contudo, as estampas, que são a parte do vinil que mais sofrem agressões, tendem a perder vida com o passar dos anos, as cores vão ficando menos intensas, a abrasão de roupas de banho nas prainhas, degraus e bancos vão gerando um desgaste normal, mas que ao longo do tempo tiram a beleza do produto e faz-se então, a necessidade da renovação, assim como, a pintura de uma casa, de um automóvel, etc. Mas de uma forma geral, a experiência nos mostra piscinas bem tratadas com mais de 10 anos, que ainda mantém a qualidade e o charme, não exatamente como quando eram novas, mas com o desgaste normal de um produto de uso do nosso dia a dia.

Posso escolher qualquer formato para construir a minha piscina de vinil?

O vinil é um material versátil, ele é facilmente moldável e adaptável a quase todo tipo de formato, portanto, ao decidir construir uma piscina, consulte um dos nossos especialistas para adequar suas ideias ao projeto da sua área de lazer!

 

É verdade que a água das piscinas de vinil é sempre mais quente que as piscinas de alvenaria?

Sim, é verdade! O laminado de PVC que compõe as piscinas de vinil, além de ser um termoplástico, age como uma barreira isolante no contato com a alvenaria. Sendo assim, a piscina de vinil em relação a piscina de azulejo, pedras ou pastilhas, possui a água mais agradável ao banho.

Minha piscina está abaixando o nível da água com frequência, o que devo fazer?

Em épocas do ano muito quentes e com a umidade relativa do ar muito baixa, é comum que a água das piscinas sofra uma diminuição no seu nível, muito comum pelo processo de evaporação no calor excessivo. Porém, piscinas que tomam pouco sol, ou piscinas que perdem volume de água em meses com calor menos expressivo, devem ser avaliadas por um profissional. Sugerimos, que ao perceber este tipo de problema, entre em contato com os nossos técnicos, para que possa ser feita uma avaliação do problema, podemos estar diante de um vazamento causado pela tubulação, por dispositivos da piscina ou algum furo causado por acidente. Nesse caso exige uma avaliação mais detalhada para solucionar o problema.

Por quê ao limpar as bordas da minha piscina de vinil, percebi que a estampa está riscando ou sumindo?

Os filmes de PVC que revestem sua piscina de vinil são estampados pelo mais moderno sistema de impressão existente no mundo. Tintas com excelente resistência aos raios UV e verniz de cobertura para uma maior proteção das imagens no contato com a água clorada e agentes de limpeza. Contudo, não existem produtos à prova de maus tratos! Caso sejam utilizados produtos químicos inadequados e agentes de limpeza que realizem um tipo de abrasão fora do usual, o verniz de cobertura, que protege a estampa poderá ser retirado e na sequência, a tinta de impressão sofrerá uma agressão, perdendo suas propriedades. Portanto, realize a limpeza de sua piscina regularmente, utilizando-se sempre dos produtos químicos homologados para vinil e esponjas bem macias, desta forma, a vida útil de sua piscina será bastante prolongada. Piscinas de vinil tem um custo x benefício excelente, além da possibilidade de troca, de acordo com a vontade da mudança de uma estampa, cor ou modelo, mas é importante salientar, que apesar de procurarmos imitar as pedras, pastilhas e azulejos usados corriqueiramente nas piscinas de alvenaria, estamos lidando com vinil! Procure obedecer os critérios de manutenção descritos no manual do usuário do fabricante do bolsão de sua piscina.

Por quê surgiu uma mancha amarelada no perímetro da minha piscina, acima da flor d’água?

Alguns protetores solares que hoje são comercializados no mercado, possuem em sua formulação, alguns aditivos que misturados ao cloro da água e aliados aos raios UV sofrem uma reação química acima do nível da água. Esse amarelamento é fruto dessa reação (oxidação). Para que estas marcas não se tornem permanentes, ou de difícil retirada, sugerimos que seja feita uma limpeza pós uso da piscina com os produtos homologados para limpeza de bordas de piscinas de vinil. Estes produtos são detergentes que retiram o óleo depositado nas paredes, evitando que o mesmo ataque a superfície do vinil. Caso este óleo não venha a ser retirado rapidamente, após a exposição aos raios solares no dia a dia, esta retirada torna-se cada vez mais difícil, podendo ocasionar manchas permanentes. Nunca utilize materiais para limpeza de sua piscina de vinil que sejam abrasivos, citando como exemplo mais comum, o uso do lado verde ou azul das esponjas de limpeza encontradas no mercado. Sempre realize a limpeza de sua piscina com esponjas do lado mais macio possível, desta forma, você poderá aumentar a vida útil de sua piscina de vinil.

O que devo fazer quando aparecerem rugas na minha piscina?

O aparecimento de rugas em piscinas de vinil ocorre quando existe infiltração de água, seja por um dispositivo mal instalado, uma rachadura de cano, infiltração por uma rachadura na alvenaria, transbordamento, excesso de aquecimento, excesso de cloro ou por um eventual furo no vinil. Devido ao excesso de chuvas que estamos enfrentando nos últimos tempos, o transbordamento da água da piscina tem sido um dos fatores mais frequentes, como causa para o surgimento de rugas, sejam na parede da piscina ou até mesmo no piso. Sugerimos ao menor sinal de rugas no vinil, que o departamento técnico da Hidrosauna, seja contatado, para uma análise mais aprofundada. Caso haja um acúmulo de água por trás do vinil sugerimos entrar em contato com a equipe técnica da loja para que seja feita a sucção da água existente entre a alvenaria e o PVC. Em caso de infiltração por dispositivos mal instalados, rachadura de cano ou eventuais furos no vinil, provavelmente será necessário drenar-se a água da piscina para uma realização do reparo.

 

Quero fazer uma piscina aquecida, qual espessura de vinil é recomendada?

O vinil recomendado é o de 0,80mm. A recomendação para cada espessura de vinil segue abaixo:

 

Produto Indicação
Vinil 0,60mm Uso doméstico, NÃO aquecidas
Vinil 0,80mm Uso doméstico, aquecidas em temperaturas não superior a 28°C
Vinil Tramado Piscinas de uso coletivo e/ou profissionais (academias, clubes, clinicas fisioterápicas), aquecidas em temperatura não superior a 32°C

Devo tratar a água da minha piscina após chuvas fortes e torrenciais?

A água captada em sua piscina após chuvas de grande porte, modificam o PH da água tratada. É comum que piscinas com pouca manutenção tenham o aspecto de sua água modificado, muitas vezes, dando um aspecto esverdeado à cor da água. A água das chuvas está contaminada na atmosfera por diversos tipos de elementos químicos, sendo considerada inclusive imprópria para consumo. Se não é boa para consumo, por que seria para misturar-se à água da sua piscina? Portanto, após longas chuvas, verifique sempre se a sua piscina não necessita de um ajuste de PH, eliminador de metais, algicida de choque ou cloro. Neste momento, o ideal seria você pegar uma instrução com um de nossos especialistas, informação nunca é demais, afinal, trata-se do lazer da sua família!