Televendas: (62) 3321-4520 Localização: Av. Brasil Norte 1745 | 75070-425 Vendedor Whatsapp: 62 9-9353-5864

Como a natação pode beneficiar sua saúde mental e bem-estar

A natação é uma atividade física, mas sua influência no campo da saúde mental e do bem-estar é enorme. Não seria exagero argumentar que, em muitos casos, os benefícios da natação para a saúde mental são maiores do que os físicos.

Todos os nadadores estão, de fato, bem cientes dos elementos terapêuticos da água e da sensação de calma após uma sessão de natação. Natação é o melhor remédio para saúde mental e bem-estar!

A natação é uma atividade física adaptada ao seu próprio ritmo
Todos sabem que ter hobbies e praticar esportes são boas práticas que podem ajudar de muitas maneiras. Uma grande vantagem da natação é que você define seu próprio ritmo. Ninguém vai te apressar, você pode ditar seu próprio ritmo!

A flutuabilidade da água permite que todos os nadadores participem da ação, sem a necessidade de estar no mesmo ritmo dos demais nadadores. Alguns deles podem optar por ficar horas na piscina, enquanto outros preferem fazer uma sessão de natação de 10 ou 20 minutos para relaxar o corpo e a mente. A autonomia de movimento na natação é uma grande vantagem, rara de se encontrar em outros esportes.

 

 

As qualidades terapêuticas da água
A água é o elemento mais substancial da vida e, como tal, possui qualidades terapêuticas que podem ser extremamente úteis para a melhoria da saúde mental. Os efeitos e propriedades físicas da água, como densidade, e flutuabilidade, são recursos muito úteis para o treinamento. O exercício na água produz um aumento nos batimentos cardíacos, no fluxo sanguíneo para os músculos,  e na redução do tempo que leva para transportar oxigênio, trazendo melhora respiratória, o que faz a natação essencial para pessoas com problemas respiratórios.

Ao mesmo tempo, estar na água é uma prática muito relaxante, pois todo o corpo fica embaixo da água, transformando toda a sensação de alegria para o cérebro.

Seu corpo libera endorfinas durante a natação
As endorfinas são hormônios produzidos em nosso corpo e que causam sentimentos de euforia. A natação produz uma grande quantidade de endorfinas, deixando você com uma sensação de alegria que pode durar muitas horas. É por isso que a natação é fortemente recomendada como atividade matinal, pois é um ótimo exercício, que lhe dá energia e potencializa seus sentimentos positivos para o resto do dia.

Os níveis de estresse são reduzidos enquanto estiver na água
Os efeitos negativos do estresse podem ser extremamente sérios para nosso equilíbrio mental, resultando até em problemas de saúde. A natação é um esporte excelente para reduzir o estresse e a ansiedade. Os amantes da natação puderam constatar que existe uma espécie de sentimento religioso, quando estão na piscina, podendo liberar todos os seus pensamentos negativos e se sentir rejuvenescidos.

O fluxo sanguíneo aumenta com a natação
Um estudo australiano revelou que a imersão em água quente aumenta o fluxo sanguíneo. O aumento da circulação sanguínea é extremamente importante para o bem-estar do organismo, pois permite uma melhor circulação do oxigênio às partes vitais do corpo, proporcionando energia e vitalidade. Aumentar o fluxo sanguíneo não é apenas significativo para o coração, músculos e artérias, mas também transforma mais nutrientes para o cérebro, resultando em um melhor funcionamento da mente.