Guia para iniciantes em manutenção de piscinas - HIDROSAUNA - Conforto e Lazer
Quer tirar dúvidas com um especialista em piscinas? Fale por WhatsApp!
Faça sua pesquisa

Guia para iniciantes em manutenção de piscinas

Guia para iniciantes em manutenção de piscinas

Sua piscina precisa de manutenção e cuidados regulares para manter a sua funcionalidade, por isso vale a pena desenvolver um entendimento básico dos fundamentos da sua manutenção. Quando você souber como a sua piscina funciona, as melhores maneiras de cuidar dela, estará pronto para resolver praticamente qualquer problema em potencial que “flutue” em seu caminho. Independente do tamanho ou estilo da sua piscina, é necessário cuidar adequadamente, conhecer suas partes básicas e suas funções.

Água: Manter a água limpa, clara e com ph equilibrado protege você e sua família de contaminantes e poluentes. A água bem tratada ajuda a evitar reparos dispendiosos devido à corrosão ou acúmulo de minerais.

A água em movimento é mais limpa, mais clara e segura. A circulação adequada é a chave para uma natação saudável e segura. Uma piscina com boa circulação raramente apresenta problemas como água turva ou infestação de algas.

Revestimento: As paredes do revestimento da piscina estão em constante contato com a água da piscina e tudo o que entra nela. Manter essas superfícies em bom estado de conservação e sem algas, mofo ou detritos ajudará a manter sua piscina limpa e segura. Clique aqui e conheça os tipos revestimentos disponíveis e poderá escolher qual se adapta melhor a sua necessidade.

Sistema de filtração: A bomba é responsável por impulsionar a água e fazer com que ela circule. O filtro da piscina limpa a sujeira, impurezas, folhas e outros contaminantes da água. A bomba é fundamental para a realização do tratamento da água, pois o seu movimento contribui para que os produtos químicos possam se misturar de maneira homogênea.

Outro componente essencial para uma boa circulação da piscina é lavar o filtro com frequência . A retrolavagem refere-se a reverter o fluxo de água através do filtro e evitar a água suja e os contaminantes acumulados no porto de resíduos, levando-os para fora da piscina. Vale lembrar também que escovar, aspirar e utilizar os produtos necessários para o cuidado da sua piscina manterá os detritos fora da água e as paredes brilhando.

A bomba ainda é utilizada para o funcionamento do aquecimento elétrico ou solar da água, assim como para o uso da cascata.

Ambos protegem de danos. Sem um sistema de filtragem adequado que funcione, sua piscina logo estará uma bagunça nublada e poluída.

Skimmers: Os skimmers e os dispositivos de retorno são conhecidos como as “veias e artérias” da piscina. A ferramenta de limpeza retira impurezas da superfície da piscina e possui ligação direta com a sucção do sistema de filtração, isso tende a criar uma “corrente” que filtra a água da superfície. Ou seja ele traz a água para o filtro, enquanto os dispositivos de retorno empurram a água limpa de volta para a piscina. E, como suas veias e artérias, elas funcionam melhor quando estão limpas e sem obstruções.

Não há duas piscinas iguais e, sem dúvida, você encontrará desafios de manutenção de piscina específicos para a sua piscina com o passar do tempo. Mas se você tiver um entendimento firme desses quatro componentes, estará bem equipado para enfrentar a maioria dos desafios de manutenção.

Clique aqui e conheça os skimmers disponíveis.

Crie um cronograma de manutenção da piscina e cole-o na parede, na geladeira ou mesmo em algum lugar próximo à piscina. Possuir uma piscina é uma das maneiras mais gratificantes de se divertir ao sol em casa.

De fato, quando você sabe como sua piscina funciona, entende os cuidados de que precisa e planeja com antecedência, você desfrutará não apenas do seu mergulho, mas da tranquilidade que acompanha a manutenção regular e completa da piscina. Se você não tiver certeza de como limpar um filtro de piscina, ou ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com nossa equipe Hidrosauna!

Nós podemos te ajudar em todo o processo de construção e manutenção da sua área de lazer com piscina!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e o uso de cookies.